Estamos preparados para a próxima geração de consoles?
Será que já estamos preparados para a próxima geração de consoles? Acredito que a resposta para a maioria de nós é um grande NÃO!
Mas porquê questionar isso agora? É mesmo necessário? Você tá locão, Eddy?
Necessário? Talvez. Se eu to locão? Isso é certo, mas não em relação a isso. Torna-se importante discutir o assunto quando o mercado se torna cada vez mais imprevisível. E assim temos que unir forças para podermos chegar a um palpite e sabermos onde gastar nosso suado dinheiros.
Estamos preparados para a próxima geração de consoles?
Nunca estamos satisfeitos, sempre queremos mais do que temos no momento. Gastamos mais do que ganhamos – experiência própria – em novas posses, sendo que nem aproveitamos coisas que já temos. Sempre estamos de olho nos lançamentos, mas com uma biblioteca enorme de jogos intocados.
E esse pensamento nos leva a ficar remoendo sobre a próxima geração de consoles; sendo que a atual ainda tem muito a oferecer. Mas aqui no Brasil, onde os preços são tão absurdos, há até um certo respaldo para esse pensamento.
“E se eu invisto agora num Switch/Playstation 4/Xbox One, e ano que vem já tem console novo?”
“As novas plataformas será retrocompatíveis?”
“Meus periféricos vão funcionar no novo console ou vou ter que trocar tudo?”
Tudo isso ferra com o jogador brasileiro, e qualquer notícia – falsa ou não – sobre uma nova geração de consoles já deixa o candango suando frio. Novidades são até uma pontada de ansiedade, confesso. Mas no geral a primeira coisa que passa pela cabeça são os milhares de dinheiros que terá que gastar para se atualizar. Mas vamos aos pormenores.
Próxima Geração de Consoles
Há muita especulação em torno de um suposto Playstation 5 e um novo Xbox (2?), mas nada é oficial. Analistas como Michael Pitcher, acabam virando profetas dos ansiosos por tecnologia, que ficam dissecando cada declaração do cara sobre o assunto. Em seu último pitaco ele disse que a próxima geração viria em 2020. Na verdade, ele disse que não vê a necessidade de novos consoles até lá. Bem, eu também não. As “gerações” de console costumam ter uma duração de mais ou menos uns 7 anos, o que acaba corroborando a expectativa expressa acima. Mas temos um fator diferente nessa geração, que são os consoles PS4 PRO, da Sony, e o XONE X, da Microsoft. Nem incluo o Switch da Nintendo aqui, por que ela corre em paralelo aos outros consoles do mercado.
Sobre esses consoles de “meia geração”, acredito eu, vieram justamente para dar um gás a mais para o mercado. Havia a exigência de certos consumidores sobre a resolução 4K e a otimização de certos jogos. Isso acabou resultado em consoles mais potentes, mas sem dar um salto tão longe. E isso se refletiu no mercado de uma maneira positiva. Hoje os desenvolvedores estendem a vida útil dos seus games quando possível. Ao invés de correr para lançar o maior número de jogos por ano, eles investem no game que já está no mercado, aumentando seu conteúdo e ouvindo a comunidade de fãs do jogo.
Temos dois consoles que ainda não foram explorados em seu potencial máximo. O Xbox One X não tem nem 1 ano de existência, mesmo o PRO e o Switch são consoles recentes. E mesmo que os jogos sejam compatíveis entre as versões comuns e as mais tunadas, ainda assim é possível ver que as mais recentes tem lenha pra queimar. E isso, pra mim, garante mais uns anos da geração atual no mercado. Bem, pelo menos torço muito por isso rs.
Sobre o Switch, a Nintendo já declarou que planeja mantê-lo por até 10 anos no mercado. Fora as estratégias de periféricos, digamos, um tanto exóticos que ela pretende lançar.
Xbox II e Playstation 5
Dificilmente veremos algo relacionado a esse supostos consoles durante 2018. Claro que a Sony e a Microsoft sempre trabalham num projeto futuro, mesmo com um atual console no mercado. Mas, na minha análise, as duas empresas estão no momento focadas nas suas estratégias de vendas dos serviços e periféricos que estão no mercado.
A Sony lançou em outubro passado uma nova versão do PS VR e ainda está tentando conquistar o mercado com essa tecnologia. A Microsoft acabou de colocar o Xbox One X nas mãos do povo, e ele ainda nem chegou no seu potencial máximo. Fora que a empresa investe muito nos serviços onlines que disponibiliza para seus jogadores, como EA Acess, Xbox Game Pass e agora, aparentemente, uma proposta para locação de jogos pela LIVE.
Conclusão
Podemos ficar sossegados com nossas carteiras, por enquanto – ou não, porque não para de sair jogo nessa vida – não haverá nada de consoles novos. A não ser que você leve em consideração o Atari VCS, ai sim você deve se preocupar.
As 3 maiores estão preocupadas com o que elas tem em mãos no momento e vão trabalhar muito ainda em cima disso. E mesmo com notícias alarmistas, como a que se refere ao jogo Cyberpunk 2077, da CD Projekt Red, em que ele, supostamente, seria lançado na próxima geração de consoles; devemos ser realistas e ver que, no momento, o mercado ainda não precisa de uma próxima geração de consoles.