A importância de The Witcher 3 para os Games

A importância de The Witcher 3 para os Games

Esse papo de importância de The Witcher 3 para os games é real mesmo?

“Mas eu curto RPG, não joguei ele e não acho isso!”

Olha, você pode até não ter jogado The Witcher 3, mas quem garante que o game que você está jogando não foi influenciado por ele? Depois de 2015, e de se firmar faturando inúmeros prêmios, ele acabou se tornando um dos poucos games que tem uma unânime aprovação, tanto da imprensa quanto dos jogadores.  Mas o que torna The Witcher 3 um divisor de águas?

A importância de The Witcher 3

The Witcher é uma trilogia que teve seus dois primeiros games para PC. O segundo, saiu como exclusivo, nos consoles, para Xbox 360. Mas da franquia, com absoluta certeza afirmo: a maioria começou pelo terceiro jogo. E não, não tem nada de errado com isso. Afinal, posso dizer aqui sem ter medo de haver represálias, de que o terceiro game é o melhor da série. Você ter jogado os outros capítulos com certeza da ainda mais profundidade para a narrativa. Mas, se não jogou, ainda assim vai aproveitar ótimas histórias e um puta jogo.

The Witcher é um RPGzão, com muito loot, jogos de carta, – que acabou até virando outro game, o Gwent – várias missões paralelas, um puta dum mapa gigante, personagens cativantes e monstros que te desafiam de verdade.

importância de The Witcher 3

“Ué, mas não tem vários jogos assim?” 

Olha, ter até tem; mas trampado no nível de The Witcher 3, são poucos. Ah, e são posteriores a ele.

The Witcher 3 fez escola, o que quer dizer que acabou se tornando referência para tudo que foi lançado após ele. Muitos RPGs acabaram pegando um elemento, ou vários do game da CD Projekt RED. Produtora que é exemplo hoje, por ter um time reduzido, se comparado há algumas grandes desenvolvedoras, e pelo seu trato e respeito com os fãs da franquia.

A CD Projekt RED também ofereceu ótimos conteúdos como DLC, enriquecendo ainda mais o jogo e aumentando o tempo de gameplay. Muito diferente de certas desenvolvedoras que cobram o mesmo num pacotinho com skins ou mini-games que você resolve em 3 horas.

Fora o trabalho gráfico, a ambientação, a linda trilha sonora e o gameplay instigante, que te leva de uma sidequest a outra e a outra e a outra… Um cuidado acima do normal com seu jogo e a comunidade formada em torno dele. O que acabou virando exemplo pra muita gente.

https://www.youtube.com/watch?v=lKN0uF__3zM

Com tudo isso, The Witcher 3 faturou inúmeras premiações e criou precedentes para que outros jogos pudessem brilhar no futuro. Não vou dizer que TW3 é pura inovação, porque não é. Ele é um trabalho incrivelmente bem executado, por uma equipe que visava criar um jogo inesquecível. Eles utilizaram vários conceitos já criados, mas de maneira eficiente e harmoniosa, gerando assim um ambiente ideal para que narrativas surpreendentes pudessem ser aproveitadas e não fossem repetitivas.

Não jogou? Deveria! 

Essa é a recomendação de 9 entre 10 jogadores da geração atual – sempre tem alguém que não gostou ué, respeitemos. Para um jogo de 2015, até hoje ele vende bem. Cada novo jogador que adquire um console da nova geração ou upa seu PC, com certeza está mirando The Witcher 3 para sua biblioteca de jogos. É um jogo que encanta e que já garantiu seu lugar no panteão de jogos obras de arte.

E isso não vem só dos jogadores, a mídia especializada também louva o jogo. Ontem mesmo, a Game Informer soltou a atualização da sua listinha dos 100 melhores de todos os tempos, e adivinha quem está no topo? É isso aí fella, TW3 tá liderando a parada. Confira a lista clicando AQUI.

Nós ganhamos um representante icônico dessa geração logo no inicio dela, e isso foi muito bom. Deu uma direção para a qual todos os outros jogos deveriam caminhar. Isso elevou o nível da competição, e esse game, de 2015, ainda faz outros desenvolvedores suarem a camisa para que seus jogos se equiparem a essa ótima obra.

The Witcher 3 está tão em alta com seus fãs, que eles nem ficam cobrando – muito – a CD Projekt RED. Lógico que rola os pedidos para um TW4, mas entendemos as prioridades da desenvolvedora. Atualmente eles estão trabalhando em Cyberpunk 2077, que também promete ser um jogão. E por essa excelência e cuidado que eles tem com seu trabalho, todos aguardamos felizes.

E para quem não está ciente, The Witcher é baseado em uma série de livros do escritor polonês Andrzej Sapkowski. E está em produção uma série pela Netflix das aventuras de Geraldão e companhia. E ele ainda vai fazer uma pontinha em SoulCalibur VI (link abaixo). Ou seja, vocês ainda vão ouvir falar por muito tempo de The Witcher.

Além de A importância de The Witcher 3 para os Games, leia também:

David Bueno

Especialista em games, tecnologia e cultura geek. Com mais de 5 anos de experiência nesse mercado, trabalhei com empresas e projetos de diferentes tamanhos e segmentos, desde pequenos desenvolvedores indie até grandes estúdios de jogos e marcas renomadas. Sou formado em Análise de Sistemas e tenho certificações em diversas tecnologias e softwares relacionados a games e tecnologia.