Sobre Call of Duty: Black Ops 4
Sobre Call of Duty: Black Ops 4 | Eu, Eddy, atendi o chamado e pelejei durante o final de semana em Black Ops 4. Leia abaixo sobre a minha experiência com o futuro título da Activision.
Sobre Call of Duty: Black Ops 4
Desenvolvido pela Treyarch e distribuído pela Activision, CoD: Black Ops 4 passou por um período beta nos consoles e no PC neste final de semana. E nós, aqui do Nerfando, demos umas clicadas, morremos e matamos, no multiplayer do jogo.
Não vou me aprofundar nas mecânicas do jogo, este não é o propósito do artigo, mas repassar as minhas impressões sobre o jogo. Então explanarei sobre as sensações e experiências que Black Ops 4 evoca e ambiciona transmitir para seus jogadores.
Da vertical para a horizontal
Parece alusão a sexo, mas é só Black Ops 4 querendo dar uns tiro com você. Com a saída de Black Ops 3, também temos a retirada dos mega-pulos e andadinhas nas paredes. Por mais que a temática futurista ainda exista, ela esta mais pé no chão. Literalmente. Na verdade, do primeiro beta para esse, houve até uma NERFADA em relação ao pulo.
A escolha deixou o jogo com uma dinâmica diferente do terceiro game, mas não totalmente não-familiar aos jogadores. Se você gosta da franquia Black Ops, o quarto irá lhe trazer uma perspectiva menos “super” dos especialistas.
Especialização em relevância
Pode parecer uma mudança simples, mas a retirada dos super pulos foi essencial para que a os especialistas pudessem aparecer mais no jogo. Para quem não joga CoD Black Ops, os especialistas são as classes do jogo. E essas classes, embora diferentes entre si, eram meio apagadas no jogo anterior. Para falar a verdade, eram bem genéricas, seu peso no desenrolar da partida era irrelevante. Um jogador perspicaz dominaria todas elas e jogaria de igual forma com todas.
Black Ops já trabalha com uma sistema de armas que permite ao jogador combinações ao seu bel-prazer, e vejo nele a principal funcionalidade do combate em Black Ops. É claro que um sistema de armas bem construído é essencial para um shooter multiplayer, e geralmente é a linha de frente no combate. Acredito que deva ser desta maneira mesmo. O problema é quando isso resolve noventa por cento do jogo e acaba tirando o protagonismo de outras habilidades dos personagens. A personalidade de cada classe acaba ficando em segundo plano. Apagada.
Mas em Black Ops 4 a história é outra. Cada especialidade das classes é relevante e faz a diferença. Jogando o modo controle isso ficou ainda mais evidente pra mim. Tanto na defesa quanto no ataque, eu sempre utilizava as habilidades especiais de cada classe, coisa que vez ou outra eu acabava esquecendo de fazer no terceiro game.
Então, na balança, a troca dos super pulos por foco nos especialistas, para mim, foi a melhor decisão tomada em Black Ops 4.
Ainda frenéticão!
Mas acalme seu coração, fã de Black Ops, o tiroteio continua insano. A cadência, embora menos frenética, não deixa de ser rápida. Aquela punição clássica, para os que já conhecem a franquia, ainda está lá. Para mim Black Ops é uma das franquias shooter que impõe uma das maiores curvas de aprendizado entre todos os FPS. Talvez maior não seja a palavra certa, mas complicada sim. Quem já joga FPS, sofrerá menos, mas que não tem costume, com certeza encontrará uma certa resistência. E esse é um dos motivos pelo qual muita gente torce o nariz para a franquia Black Ops. Ainda mais, porque é duro admitir que é você que tá noobando. É muito mais fácil dizer que o jogo é ruim ou dar qualquer outra desculpa (acredite, o controle muitas vezes está funcionando muito bem).
Consigo enxergar a magia da frenesi que atrai os jogadores de CoD em Black Ops. Mas com certeza ela não é a minha primeira opção de shooter. Gosto de shooters com uma cadência um pouco mais lenta, para poder abordar várias estratégias diferentes. E vejo em Black Ops 4 uma aproximação maior deste estilo. A frenesi ainda está lá, mas o espaço para novas tentativas também.
Conclusão
Esse novo capítulo é um importante passo para a franquia. Ao mesmo tempo em que inova em questões pontuais, ele não mexe na essência da franquia. Há sim, padrões que me incomodam no jogo. Mas acredito que são fatores que atraem uma gama de jogadores que tem preferências diferentes das minhas. E não necessariamente que seja algo que eu possa apontar como uma falha em seu gameplay.
Acredito que o novo jogo seja um importante passo para a franquia em direção a algo mais acolhedor. Esse foi apenas um beta, mas já trouxe muito do que Black Ops 4 pode acrescentar à franquia e os novos jogadores que pode atrair.
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