O que é Free Fire? Conheça essa febre mundial dos games.

Se você não sabe o que é Free Fire, provavelmente está muito distante do universo dos games. Jogadores de diversas plataformas, sejam de consoles, PCs e principalmente mobile, foram bombardeados por esse fenômeno.

Mas se você está aqui, tem pelo menos interesse em saber mais sobre este jogo. Então, se liga no texto abaixo, e conheça um pouco mais sobre este fenômeno que veio para ficar.

O que é Free Fire?

Free Fire é um jogo para mobile (Android e IOS) que funciona, em qualquer smartphone, mesmo os menos potentes, e esse é um dos principais motivos da sua popularidade, mas não único. 

O gênero do jogo é o Battle Royale, onde várias equipes batalham em um mapa que fica constantemente menor, forçando assim os jogadores a ficarem cada vez mais próximos. O Battle Royale é na verdade um subgênero de jogos de ação multiplayer, mas que foi alçado a um destaque maior depois do sucesso de PUBG e Fortnite, tendo hoje Free Fire como um dos pilares mais expressivos deste tipo de jogo.

O game foi desenvolvido pelo estúdio 111dots Studio, mas é distribuído mundialmente pela gigante asiática dos games, a Garena.

Desde o inicio do jogo – que começava seus testes em novembro de 2017 – a atenção da Garena aos detalhes e aos mercados que recepcionaram bem o jogo, foi essencial para o sucesso atual.

O que é Free Fire
Imagem Garena Free Fire

E assim, desde seu lançamento mundial, no dia 04 de dezembro de 2017, o jogo recebe uma nova atualização, praticamente, uma vez por mês.

Ele conta com diversos personagens, cada um com um conjunto de habilidades diferentes. Isso ajuda a montar estratégias que favoreçam o estilo de jogos do seu squad. Nesse sentido ele se assemelha mais com Apex, outro Battle Royale que fez bastante sucesso no ano passado. Mas em Free Fire os personagens ganham upgrades conforme aumentam seus níveis. Deixando o jogo ainda mais dinâmico e com uma gameplay mais frenética e imprevisível.

Um gigante mobile

Então, com um ótimo suporte a seus jogadores e o fácil acesso ao jogo, Free Fire alcançou em sua curta vida, números impressionantes. E, praticamente, todo adolescente que tem um smartphone e gosta de games, já disputou partidas de Free Fire.

E antes do discurso sobre violência, este é um jogo competitivo, e esse é o foco do jogo. Ele reúne amigos para se divertirem e bolar suas estratégias para atingir a vitória. É um jogo que tem atingido áreas menos favorecidas da sociedade e possibilitado a esses jovens uma opção de entretenimento.

Dito isso, vamos então há alguns destaques do game:

  • Foi ganhador do Google Play Awards 2019, como jogo mais inovador;
  • Ocupa atualmente as três primeiras posições de transmissão mais assistidas no Youtube, com seus campeonatos: Free Fire World Series, as finas da Free Fire Pro League Season 3 e finais da Free Fire Pro League Season 2, respectivamente;
  • No final do ano passado o game contava com mais de 50 milhões de jogadores diários e 450 milhões registrados;
  • Diversidade: o game alcança públicos bem diversos, entre classes sociais e gêneros. E essa diversidade pode ser vista em eventos do jogo no Brasil (e para esse que vos escreve, esse é um dos elementos mais encantadores do jogo).
  • A inclusão de grandes nomes do entretenimento, como: Mano Brown, Alok, MC Jottapê, BJRNCK, Awich, Krawk, Faruz Feet. E muitos deles com skin dentro do jogo, gerando ainda mais identificação para diversos públicos.

Liga Brasileira de Free Fire

Sim, meus amigos, a Garena criou uma liga própria pro Brasil. Depois de trazer as finais do mundial pra cá – assim reconhecendo a importância do nosso país para o game – eles nos prestigiam com um campeonato para chamar de nosso.

Bem, nada mais justo, afinal o atual campeão mundial é brasileiro, no caso o Corinthians.

Confira algumas informações sobre a Liga Brasileira de Free Fire:

A LBFF será dividida entre Séries A, B e C. A Série A, principal delas, possuirá partidas semanais presenciais. Trata-se do Estúdio 1, dentro do complexo dos Estúdios Quanta, em São Paulo, com mais de 1.200m2, sendo 500m2 deles dedicados à área de produção, além de sala de imprensa e criação de conteúdo.

O que é Free Fire
Imagem Garena Free Fire

A Série A será composta por 12 times: B4, Black Dragons, Corinthians, Furia, INTZ, LOUD, paiN Gaming, PRG, Red Canids, SKS, Team Liquid e Vivo Keyd.

Nesta primeira etapa, ainda não existirá uma série B, que será formada futuramente por times que subirem da Série C e caírem da Série A. Por falar em Série C, esta será composta por centenas de times de entrada.

O ano de 2019 foi extremamente positivo para a Garena no Brasil, desde a abertura do escritório local até a oportunidade de sediar o Free Fire World Series no Rio de Janeiro“, comemora Fernando Mazza, head de publicações da Garena. “Porém, este é apenas o começo e, com este estúdio, vamos poder elevar a qualidade dos conteúdos de eSports criados no Brasil“, completa.

Mas e ai, porque você ainda não está jogando Free Fire mesmo?

Eddy Venino

3 comentários sobre “O que é Free Fire? Conheça essa febre mundial dos games.

Comentários estão encerrado.