Far Cry: New Dawn | Startando

Far Cry: New Dawn | Startando

Experimentando com uma nova temática de pano de fundo para a franquia, Far Cry: New Dawn chega esta semana e resolvemos trazer algumas curiosidades e como o novo título irá implementar novidades a série!

Como tudo começou

Quem olha para o primeiro Far Cry, toma um susto ao perceber o quão diferente ele é do resto da franquia. Lançado em 2004, o jogo foi desenvolvido pela Crytek (criadores da série Crysis) e era exclusivo para PC. Você controla Jack Carver, e sua missão é bem simples, proteger a jornalista Valerie Constantine de mercenários e monstros bizarros que habitam a ilha onde eles se encontram presos. Bem fácil, né?

Apesar de ainda não possuir um mundo aberto e o foco na exploração pelo qual a série é conhecida, o jogo já apresentava elementos de sandbox (ou seja, existiam vários caminhos para alcançar o mesmo objetivo). Mas apesar disso, o titulo introduziu vários elementos de jogabilidade que estão na série até hoje, como o sistema de dia e noite e o esquema de usar os binóculos para marcar os inimigos. Mas para a surpresa de todos – inclusive deste que vos escreve – o jogo foi um grande sucesso! Foram vendidas um total de 730 mil unidades em 4 meses!

Far Cry 2 e 3

Anos depois – quatro pra ser exato – viria sua continuação, que se passava na África e tinha um tom mais sério. Tanto na história do game quanto na jogabilidade era possível ver uma maturidade na franquia. Lançando em 2008 para PS3, Xbox 360 e PC pela Ubisoft Montreal, Far Cry 2 ainda é o favorito de alguns fãs da franquia pelo seu aspecto mais real.

Então, em 2012, era lançando aquele que pode ser considerado um divisor de águas na franquia. Far Cry 3 nos trazia Vaas, um dos vilões mais icônicos dos games recentes e introduzia o conceito no qual os outros jogos da franquia seriam trabalhados. Com uma narrativa sarcástica e com os elementos de sandbox muito bem trabalhados e vastos, Far Cry 3 adicionava arvores de habilidades e personagens mais complexos. Tornando o personagem principal um antagonista direto do vilão, mas geralemnte por forças que não estavam no controle do personagem. E desde então isso se tornou uma marca da franquia e veríamos esse traço repetido em todos os títulos subsequentes.

Far Cry New Dawn | Startando

Você Sabia?

  • O famoso vilão Vaas, foi inspirado pelo ator Michael Mando (que até então só tinha feito a dublagem do personagem);
  • Para promover o lançamento de Far Cry 2, foi criado o blog “War Unlimited: My Journey Through a War Zone” que é escrito por Reuben Oluwagemb, um jornalista que o jogador encontra no jogo;
  • A ocupação de um parque por um grupo de militantes (Refúgio Nacional da Vida Selvagem Malheur) serviu de inspiração para o ambiente sociopolítico de Far Cry 5;
  • Se você achava que cultistas eram sua única preocupação em Far Cry 5, não podia estar mais errado. Durante ao jogo é possível achar um balão vermelho, bem parecido com o que Pennywise usa no filme It, em frente à uma entrada de esgoto. Então tome cuidado para não acabar sozinho com um palhaço assassino atrás de você.

Far Cry New Dawn | Startando

O Mundo Pós-Apocalíptico de Far Cry

Sendo que no final do último jogo um apocalipse nuclear aconteceu, é normal pensar como o mundo iria ficar em Far Cry: New Dawn. Então ao invés de imaginar, por que você não confere abaixo as mudanças feitas ao mundo do jogo.

Como lutar nesse Novo Mundo

Além da natureza ter retomado boa parte do mundo, temos algumas mudanças bem drásticas. Embora as florestas de Montana continuem as mesmas, agora existem grandes dunas de areia, onde antes eram campinas. Também existem zonas, onde há tanta poluição, que estão praticamente mortas, além das zonas de alta radiação que possuem alguns segredos escondidos.

Mas não para por aí! Poderemos investir e expandir Prosperity, a comunidade onde começamos no jogo. E a medida que fazemos isso mais pessoas serão atraídas, o que irá influenciar a história. E tem mais! Você agora terá que construir suas próprias armas e poderá investir em seus atributos para deixa-las mais fortes. Porém, não será possível customiza-las com silenciadores, miras, etc. Isso foi feito para que os jogadores sentissem como cada arma é única.

Far Cry New Dawn | Startando

Novos inimigos

Se você está se perguntando onde estão os monstros gigantes ou mutantes, também temos uma resposta para isso! Em Far Cry 5, existia uma droga chamada Bliss que era usada pelos cultistas para sedar as pessoas. Então imagina que essa droga é capaz de fazer quando misturada com radiação. E por falar nos cultistas, sabemos que eles não existem mais. Mas no lugar deles apareceu uma nova facção: os Highwaymen. Esses novos inimigos são saqueadores violentos que também estão tentando sobreviver, mas não parecem gostar da ideia de compartilhar recursos com quem é de fora do grupo.

Far Cry New Dawn | Startando

Indo além de Hope County

E a grande surpresa de todas vêm agora! Poderemos explorar outras regiões, como a prisão de Alcatraz, em uma nova atividade chama Expeditions. E mais! Essa atividade é cooperativa, então você pode ter a ajuda de um amigo para sobreviver!

Far Cry New Dawn | Startando

As mentes por trás de tudo

  • Jean-Sébastien Decant – Diretor (Far Cry 5, Far Cry Primal);
  • Issac Papismado – Diretor de Arte (Far Cry 5, Deus Ex: Human Revolution);
  • James Nadiger – Roteirista (Far Cry 5, Assassin’s Creed: Syndicate);
  • Tyler Bates – Compositor (God of War: Ascension, Killzone: Shadow Fall).

Só lembrando galera que essa será uma semana especial, com postagens dedicadas à Far Cry: New Dawn. Então, lembrem de passar aqui todo dia se quiserem saber mais sobre o jogo!

Far Cry: New Dawn será lançando dia 15 de fevereiro para PS4, Xbox One e PC.

Este artigo foi escrito por Felipe Retondar e, como sempre, foi um prazer ter vocês conosco!

David Bueno

Especialista em games, tecnologia e cultura geek. Com mais de 5 anos de experiência nesse mercado, trabalhei com empresas e projetos de diferentes tamanhos e segmentos, desde pequenos desenvolvedores indie até grandes estúdios de jogos e marcas renomadas. Sou formado em Análise de Sistemas e tenho certificações em diversas tecnologias e softwares relacionados a games e tecnologia.