Brasil Game Show 2017 – A melhor BGS de todas!

Brasil Game Show 2017 – A melhor BGS de todas!

O que dizer dessa Brasil Game Show, ou #BGS10 para os íntimos, que conheço a pouco mais já considero pacas?

Foi um evento fantástico e meu primeiro na BGS como imprensa. E sinceramente não esperava um evento com tal magnitude, público e uma resposta imediata por parte da galera. Mas sem mais blá, blá, blá vamos ao que interessa.

EXPOSITORES

Com lojas de peso como Saraiva, Casas Bahia e Lojas Americanas. Os dois maiores consoles do atualidade, Playstation 4 e Xbox One. Desenvolvedoras de jogos que vão desde das indies como as brasileiras Behold Studios e a Genos Studios até as grandes como Warner Bros, Ubisoft, Activision e CD Projekt Red. E um grande número de marcas fortes no mercado gamer e nerd que vão desde as de tecnologia Hyper X, Acer, Dazz e Razer passando por Dell, Panini, Legião Nerd, Mercado Livre, Fini e mais de uma centena de expositores.

A maioria dos expositores distribuíram brindes e realizavam concursos, ações ou até mini-campeonatos com boas premiações como controles personalizados, aliás, a Xbox estava até sorteando um Xbox One S por dia de evento para quem participava da jogatina em seu estande.

Todos os grandes patrocinadores trouxeram estandes gigantescos que além de comportar um grande público também passava imponência e demonstrava a importância que o mercado brasileiro tem para eles. A maioria dos estandes era composta por uma staff receptiva e bem entrosada com seu público.

Todos os estandes transpiravam o cenário gamer e iam além disso. A Ubisoft trouxe uma parede de escala para divulgar Assassin’s Creed Origins e toda uma igreja para o seu vindouro Far Cry 5. A Xbox trouxe um Porsche GTS branco lindão que está em Forza 7, a Playstation tinha um mega telão que percorria todo o seu estande e vários estações em que se podia jogar Gran Turismo Sport com tudo o que se tem direito, volantão, assento e fone pra esquecer o barulho em volta e correr pra valer.

Brasil Game Show

Também havia um espaço indie onde desenvolvedores brasileiros de agmes expunham seus trabalhos, concluídos ou em processo, para o público poder jogar e conhecer esse mercado que no nosso país esta em expansão. Desenvolvedoras como a Hexa Studios, Mono Myto, Canvas Games, Massive Work Studios com games que logo veremos para PC, PS4 e Xbox One. Destaco Alkimya da Bad Minions, excelente jogo.

A escolha do espaço também é acertada, a Expo Center Norte é muito bem localizada e de fácil acesso. A sua estrutura permite que os expositores possam colocar a sua imaginação para funcionar e criar estandes gigantes e ainda assim ter espaço de sobra para o público transitar.

 

GAMES

Eventos como E3, Tokyo Game Show e Gamescon sempre trouxeram jogos antes de seu lançamento. Nós meros mortais ficávamos aqui só babando e nos mordendo de inveja. Hoje em dia muita coisa mudou e vários jogos chegam em betas para o nosso mercado e, claro, a BGS não podia ficar pra trás.

Esse ano tivemos a oportunidade de ter em nossas mãos vários jogos antes de seu lançamento. Segue a lista:

  • Assassin’s Creed Origins;
  • Far Cry 5;
  • Monster Hunter World;
  • Gran Turismo Sport;
  • Call of Duty: WWII;
  • Need for Speed Payback;
  • PlayerUnknown’s Battlegrounds;
  • South Park: A Fenda que Abnuda Força;
  • Detroit: Become Human;
  • Sea of Thieves;
  • Dragon Ball Fighters Z;
  • Super Luck’s Tale;
  • The Inpatient, entre outros.

Os games que eram multiplaforma podiam ser encontrados em todas, era só escolher e entrar na fila. Filas, ai, ai filas suas danadas. O que o público de grandes eventos não encara para se divertir. Sim, haviam muitas filas para testar os games. Se você quisesse jogar alguma dessas belezuras inevitavelmente iria entrar em uma delas e esperar alguns minutos ou talvez uma hora ou duas. Mas as filas são um fator onipresente em qualquer evento do gênero e enfrenta-las da um bom loot no final.

Os games em si estavam fantásticos. Falar de cada um deles aqui estenderia muito o texto. Mas os que mais me agradaram e são compras certas para os próximos meses são o Assassin’s Creed Origins (e olha que nem sou fã da franquia), Dragon Ball Fighters Z, Far Cry 5 (s2), Monster Hunter World e Detroit: Become Human.

Brasil Game Show

PÚBLICO

Dos menores aos maiores o público da #BGS10 foi bem diversificado. Pessoas de todas as idades, sexos e planetas diferentes estavam lá.

Muitos dos jovens vão para ver seus ídolos, sejam eles youtubers ou jogadores profissionais. Os mais velhos para testar os jogos e possivelmente comprar algo exclusivo. Cada um com seu motivo especifico, mas todos estão ali porque amam games.

No geral a galera estava animada, não encontrei ninguém descontente com o evento. Todos estavam curtindo muito os estandes e tirando muitas fotos com seus ídolos, cosplayers e das máquinas potentes que estavam por lá. Não se via exaustão, só alegria por estar num evento e podendo compartilhar com todos ali a paixão pelos games.

Brasil Game Show

CONVIDADOS/ATRAÇÕES

Além dos infinitos streamers, youtubers, blogueiros e jogadores profissionais de e-sports – sim, você esbarrava com eles toda hora – a #BGS10 também trouxe lendas da indústria dos games. A lista contava com:

  • Hideo Kojima – Mestre máximo da criação de games e pai de Metal Gear Solid, uma das franquias mais amadas e respeitadas da história. Kojima recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award pela sua trajetória na industria;
  • Phil Spencer – Senhor Maior no Lado Verde da Força também recebeu o Lifetime Achievement Award e deu o ar da graça no estande da Xbox Brasil, onde jogou com a galera e trocou figurinha;
  • Nolan Bushnell – Vanguardista que trouxe os games aos olhos do público e pai do Atari. Dele viemos e ele retornamos para um gigantesco OBRIGADO!;
  • ED Boon – Um dos criadores de Mortal Kombat  e hoje chefão da Netherrealm Studios que hoje produz os jogos da franquia sangrenta de luta e também os jogos da DC/Warner Injutice;

Brasil Game Show

Também tivemos Stephen Bliss, que foi designer de alguns jogos da série GTA. David Crane que foi desenvolvedor de jogos para Atari e fundador da Activision. A lista de web-celebridades é interminável então lista-la séria um trampo e tanto, mas todos estavam lá, é só imaginar que ela ou ele estava lá.

Além dos convidados também rolou a Brasil Game Cup com Lolzinho, Clash Royale, CS: GO e Dota 2 e apresentação de Bruno Micali e Nyvi Estephan. Como bônus ainda rolou showzaço com a banda paulista de prog metal Vivalma.

CONCLUSÃO

Analisar um evento desse tamanho é bem complicado. Lógico que sempre há pontos negativos, mas perante todos os acertos eles ficam mínimos, quase nada. O melhor termômetro é você andar pela Expo Center Norte e ver alegria dos pais ao mostrar para os filhos toda uma geração de consoles desde o começo com Atari, Odissey, Nintendinho até chegar aos atuais. Os fãs sendo super bem recepcionados por seus ídolos internéticos. Geral testando os games antes do lançamento e encarando as filas com um sorriso no rosto pra isso.

Essa Brasil Game Show foi realmente histórica, o que deixa tudo cada vez mais desafiador para Marcelo Tavares e toda a equipe, porque o próximo evento terá que ser ainda melhor e maior. Nos cobraremos e tenho certeza que eles corresponderão.

Até #BGS2018!

David Bueno

Especialista em games, tecnologia e cultura geek. Com mais de 5 anos de experiência nesse mercado, trabalhei com empresas e projetos de diferentes tamanhos e segmentos, desde pequenos desenvolvedores indie até grandes estúdios de jogos e marcas renomadas. Sou formado em Análise de Sistemas e tenho certificações em diversas tecnologias e softwares relacionados a games e tecnologia.