Vale a Pena Comprar Far Cry 5?

Vale a Pena Comprar Far Cry 5?

Olá, eu sou o Eddy, e neste artigo vamos avaliar se vale a pena ou não comprar Far Cry 5. Tudo isso analisando aspectos inerentes a toda franquia shooter mais bem sucedida da Ubisoft.

Vale a Pena Comprar Far Cry 5?

Essa saga conquistou o coração dos jogadores já há muito tempo. Apresentando sempre um gameplay viciante e situações inusitadas, Far Cry tem nos trazido jogos, no mínimo, regulares, quando não inesquecíveis. Para dar um parecer sobre esse novo capitulo é inevitável uma visita aos jogos anteriores, como farei. Vamos aos aspectos que, para mim, são fundamentais em qualquer jogo da franquia Far Cry; aspectos esses que são o peso entre comprar Far Cry 5 ou não.

Mas para quem caiu aqui de paraquedas, vamos contextualizar um pouco esse novo jogo da franquia:

Far Cry 5 acompanha os acontecimentos de um condado fictício em Montana, Estados Unidos. Lá, uma seita de extremistas religiosos que através do medo e terrorismo dominaram toda a região pretende, através do projeto Eden’s Gate, começar um apocalipse. Tudo isso liderados por seu destrutivo e carismático líder Joseph Seed e seus asseclas. Você, como o Recruta, e a polícia federal vão atrás desse líder religioso para prendê-lo. Claro que tudo dá errado, e agora você se vê á frente de uma resistência criada pelos moradores locais para combater esses fanáticos religiosos.

Dito isso, vamos, enfim, aos aspectos que acho mais relevantes e que todo jogo da franquia Far Cry deve ter em comum. Aspectos que serão suas medidas para decidir se irá comprar Far Cry 5.

Ação

Independente da localização da aventura, seja na África ou numa ilha fictícia, Far Cry sempre proporciona muita ação em sua jogatina. Tanto o ecossistema criado, quando a história na qual estamos inseridos nos traz conflitos que ameaçam nossa vida o tempo todo. E isso se deve não só aos inimigos que estão do outro lado do conflito, mas aos próprios animais (ou monstros) com os quais nos deparamos no decorrer do jogo.

Sempre nos dispomos de um arsenal vasto e variado, nos preparando para qualquer situação; desde realizar um transporte até colocar todo um exército abaixo. Assim, toda a ação é regida por horas e horas de tiroteio que nem percebemos passar. Esse é um dos maiores atrativos de Far Cry e, afinal, uma ótima razão para comprar Far Cry 5.

Eu me perdia em horas de sidequests ou em modo cooperativo dominando pontos das mais diferentes maneiras. Seja montado num elefante com fuzis em mãos, descendo bala; ou tacando fogo numa plantação de maconha – uma das missões mais icônicas de Far Cry – a adrenalina e a opção de se colocar no lugar de um astro de ação treinado, furioso e muito doido, por opção dele ou não, pra mim sempre foi um dos pilares da franquia. E devo dizer que esse quinto capítulo cumpre isso muito bem.

Vale a pena comprar Far Cry 5 pela ação no jogo?

Se você pretende comprar Far Cry 5 e está focado na ação do jogo, mas tem dúvidas se ela honra a série, pode ficar tranquilo. A ação aqui toma outras proporções. Muitos elementos anteriores da franquia estão aqui, outros não, mas sempre para o melhor. Embora sempre haja concessões a serem feitas; muita gente sentiu falta dos modos de cura extremos que haviam nos outros capítulos, eu me incluo aqui, mas entendo que isso deixa o jogo mais dinâmico.

Em contrapartida temos a adição de vários companheiros, sejam animais ou humanos, que tornam nossos combates muito mais estratégicos e emocionantes. Fora a adição da arma mais letal já vista em qualquer jogo da franquia Far Cry: a !

Ambientação

Ilhas paradisíacas com habitantes em conflito contra traficantes ou sitiadas por mutações ferozes; malaria na selva africana com fauna realista; ou uma cidadezinha no interior da América dominada por fanáticos religiosos. Far Cry sempre traz lados conflitantes numa disputa territorial, e muitas vezes sem eles terem motivações 100% nobres.

Você sempre acaba lutando a guerra de outros, mas muitas vezes com motivações pessoais e/ou profissionais. Claro que ao se envolver nesta guerra você acaba tornando-a sua. E, como todo protagonista de Far Cry, você acaba com o peso de salvador de uma nação em suas costas.

Vale a pena comprar Far Cry 5 pela ambientação do jogo?

Você está em Montana, numa pequena comunidade no interior dos Estados Unidos e vai “apenas” efetuar a prisão de um líder religioso que tem causado grande estardalhaço. Mas o buraco é mais embaixo. Logo você está num conflito armado, liderando a uma resistência, inspirando coragem e destronando o terror. Com seguidores fiéis aos Seed em todos os cantos e animais ferozes – de perus a ursos – em cada esquina, sua sobrevivência é constantemente ameaçada, mesmo em um pequeno passeio por Hope County. Talvez esse seja o Far Cry que traz de forma mais constante essa interação mais profunda com o ambiente que nos cerca. A ausência do mini-mapa na parte inferior da tela trouxe mais liberdade ao gameplay, deixando o jogador menos engessado e fazendo assim com que ele aproveite mais todo o cenário aos redor.

Se você espera lindos gráficos, num ambiente arrebatador que te transporte para outro lugar, comprar Far Cry 5 é o que você deve fazer. Outro ponto a se destacar nessa ambientação são as canções, que, assim como o cenário, estão lindas. Com toda certeza são as melhores da franquia. O que te ajuda a se aproximar de outro ponto que vamos discutir abaixo.

Personagens e Narrativa

Um dos pontos que tem gerado muita discussão entre os fãs da franquia é sobre o recruta, o nosso personagem. Ele é mudo, não oficialmente, ele apenas não interage. Todo o diálogo é executado apenas pelos outros personagens. Mas diga-se de passagem, isso não chega a ser de fato um problema. A Ubisoft optou por dar esse liberdade também pelo multiplayer, para aumentar a customização para o jogador. Assim você escolhe entre masculino e feminino, deixa o personagem no estilo que curtir e acompanha a narrativa como um espectador ativo. Você é o responsável pelos acontecimentos, mas são os outros personagens quem nos conduzem pela narrativa.

Mesmo em outros jogos da franquia a importância dos personagens secundários, antagonistas, vilões e aliados eram mais relevantes do que as do personagem central. Claro que as decisões tomadas tem um peso maior quando as motivações do personagem estão envolvidas. Mas daí a narrativa é construída para ser guiada por um personagem. Em Far Cry 5 a narrativa é feita para ser conduzida pelos outros personagens, e isso funciona muito bem.

Vale a pena comprar Far Cry 5 pelos personagens e narrativa?

Com profundas raízes em questões que já assolaram locais nos Estados Unidos; essa narrativa nos traz discussões profundas sobre o fanatismo religioso. Temos personagens que conseguem nos gerar a empatia correta quanto ao assunto. Eles nos inserem na situação não necessitando de uma interação direta, permitindo assim que nós, jogadores, absorvamos de forma direta o ocorrido na história. Isso faz com que criemos sentimentos ambíguos quanto aos Seed, o que é muito bom para a narrativa e imersão no jogo.

Conclusão (Vale a Pena Comprar Far Cry 5?)

Lógico que não é um jogo perfeito, mas chega bem próximo de ser um dos grandes destaques de 2018. Isso porque analisei apenas a linha principal do jogo. Ainda há os modos PvP, e as futuras DLCs que serão inclusas. Então é um jogo que ainda vai gerar muita jogatina memorável.

Estou achando ele um excelente jogo, que cumpre tudo o que foi prometido pela Ubisoft. Não só é um ótimo jogo, como talvez seja um dos melhores da franquia. Se você tem alguma dúvida, deixe-a de lado e dê uma chance para esse novo capítulo da saga. Então, se você está se questionando se vale a pena ou não comprar Far Cry 5, pode tirar esse peso da consciência e do bolso e gastar sua grana com esse jogão! Ainda mais se for com season pass, porque vem muito material por aí.

Para comprar Far Cry 5 em suas versões digitais basta você clicar nos links abaixo:

Comprar Far Cry 5 para Xbox One AQUI – Comprar Far Cry 5 para Playstation 4 AQUI– Comprar Far Cry 5 para Steam AQUI – Comprar Far Cry 5 para UPlay AQUI – Comprar Far Cry 5 para Nuuvem AQUI

Além de Vale a Pena Comprar Far Cry 5?, leia também:

David Bueno

Especialista em games, tecnologia e cultura geek. Com mais de 5 anos de experiência nesse mercado, trabalhei com empresas e projetos de diferentes tamanhos e segmentos, desde pequenos desenvolvedores indie até grandes estúdios de jogos e marcas renomadas. Sou formado em Análise de Sistemas e tenho certificações em diversas tecnologias e softwares relacionados a games e tecnologia.