Desde de segunda-feira estou lendo postagens sobre a nova IP da Microsoft, e ao escrever Sea of Thieves e a Ignorância Gamer, eu coloco a minha real opinião sobre esse caso e o panorama geral que tem afetado as nossas comunidades gamers.
Sea of Thieves foi lançado ontem, 20 de março, e a recepção não poderia ter sido pior. Notas ruins, comentários ofensivos, falta de informação, confusão. E, claro, aquele ataque hooligan gratuito, única e exclusivamente porque é um título de uma plataforma diferente da qual o hater possui.
Houve uma ação massiva de pessoas que, claramente, nem chegaram a jogar o game e hatearam ele simplesmente para denegrir o novo título da Rare. E isso prejudicou demais a avaliação do game em sites como Metacritic, como podemos ver abaixo:
“Ah, mas nem metascore ele tem!” Não, não mesmo. Ele é um jogo TOTALMENTE online, então liberar os servidores de forma antecipada para a imprensa joga-lo não seria possível. Como também é um jogo vasto, então é normal a demora para a avaliação.
“Mas não to conseguindo logar/permanecer logado/tá bugado!” Outro fator normal para jogos online. Sea of Thieves não é o primeiro e nem será o último game a passar por instabilidade nos primeiros dias de jogatina.
“Eu não gosto de jogo assim, ele é ruim” Só porque um game não faz o seu estilo de jogatina, não quer dizer que o jogo seja ruim. Existem vários tipos títulos para vários tipos de públicos.
Todos tem o direito de não gostar, ou mesmo achar ruim sim um game. Mas sem ao menos jogar, só porque é de uma plataforma que a pessoa julga inferior – ou tem um recalque porque não tem – é algo proveniente da atual situação do cenário gamer.
Playstation 4 e Xbox One são os consoles da atual geração há mais tempo no mercado. Ambos já tiveram antecessores e puderam criar uma fanbase muito forte. E hoje em dia ao invés delas promoveram a cooperação e crescimento sadio do mercado; preferem ficar com tretas bobas e infundadas. Ninguém sai ganhando com isso. Ninguém!
Em tempos de Super Nintendo e Mega Drive, podíamos todos jogar ambas as plataformas pela cooperação dos amigos. Dificilmente alguém tinha mais de uma plataforma naquela época, então essa troca existia e todos ficavam felizes. Todos se divertiam com Mario e Sonic.
Hoje, cada um tem a plataforma de sua preferência e ficam bicudos quando sai alguma novidade legal para a “outra” plataforma. Ai metem o pau, dizem que é uma bosta, que a sua plataforma humilha.
Galera, parem com isso! Seja Nintendo, Xbox ou Playstation, cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Todas tem excelentes títulos, serviços diversificados e uma atuação diferente no mercado. Jogue, troque, vá a casa dos amigos. DIVIRTAM-SE! Esse deve ser o foco de todos ao jogar vídeo games, a diversão.
Havia pessoas que genuinamente estavam irritadas com Sea of Thieves por questões envolvendo os servidores. Nunca defendo as desenvolvedoras nesses casos, elas sempre se mostram despreparadas para lançamentos de jogos que tem como base o multiplayer. Mas fora essa galera – que na verdade estava ansiosa para jogar, por isso a irritação – os demais que acabaram gerando um buzz negativo para o Sea of Thieves só estavam ali para ver o barco pegar fogo. Metaforicamente. E o dano que isso causa ao mercado é enorme.
Agora, a Microsoft, ao invés de estar focada em outra coisa em benefício dos jogadores, tem que ficar lidando com controle de danos. Investindo tempo e dinheiro para positivar a sua IP nova, através de ações com youtubers e blogs.
Outro fator que levou muitos jogadores a terem uma primeira impressão negativa com Sea of Thieves foi a desinformação. Tem um pouco de culpa da Microsoft ai, mas também tem um pouco de culpa dos jogadores. O público hoje ficou preguiçoso, esperando que os geradores de conteúdos digam o que eles devem fazer ou curtir. Como muita coisa do jogo só foi mostrada agora, a galera fica perdida, porque ninguém postou nada antes. Antigamente a comunidade gamer se virava pra fechar um game em japonês, sem ter ideia do que estava sendo dito. Só pelo desafio e pela DIVERSÃO!
Hoje temos páginas oficiais e de fãs sobre os games, youtubers, blogs de jogos, revistas especializadas, grupos no whatsapp; e você quer culpar a empresa porque não encontrou onde clicar para acessar o beta? Acho que rolou uma preguiça ai.
Todos esses canais são muito bons e trazem informações diversificadas. Mas usem isso como entretenimento e fonte de informação; não como verdade absoluta ou de forma alienadora, por preguiça ou medo, de ter uma opinião sobre algo.
Dê uma chance para suas escolhas. Dê uma chance para sua opinião. Não deixem movimentos negativos ou “mídias especializadas” comprometerem seu raciocínio. Não precisa curtir algo só porque todo mundo está gostando; e também não deixe de lado algo que você gostou só porque a massa está dizendo que é “ruim”. O importante é se divertir e sempre será, se tratando de games pelo menos. Se informem e consumam conteúdos de criadores que não alimentam essa treta estúpida entre as plataformas; e que demonstrem verdade e não um conteúdo mentiroso e replicado sem escrúpulo algum, visando somente os clicks dos leitores.
No final, Sea of Thieves ainda vai ter que se provar digno para seus jogadores. Caso consigam isso, ainda mais jogadores irão aderir a esse universo pirata e se divertir muito com seus amigos numa grande aventura.
Você pode adquirir Sea of Thieves clicando AQUI. Lembrando que, como todo lançamento de exclusivo do XONE entra direto para o XBOX GAME PASS você pode aproveitar Sea of Thieves por lá.
Razer lança Mouse Viper V3 Pro Sentinels Edition: Um Tributo à Excelência em Esports e… Read More
Trailer de Lançamento de Dragon Age: The Veilguard é Oficialmente Revelado pela EA e BioWare.… Read More
Astroneer: Glitchwalkers, o Primeiro DLC, Chega em 13 de Novembro com Novidades Incríveis. O aguardado… Read More
Warcraft comemora 30 anos com evento especial e novos conteúdos em World of Warcraft. Celebração… Read More
EA SPORTS UFC 5 Celebra Aniversário com Novos Alter Egos e Estatísticas Impressionantes. EA SPORTS… Read More
Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice chega às plataformas digitais. A sequência do clássico… Read More
This website uses cookies.