Resident Evil 2 | Startando

Resident Evil 2 | Startando

Resident Evil 2 | Startando – Com certeza um dos jogos mais importantes do primeiro Playstation, Resident Evil 2 (ou Biohazard 2, no oriente) foi o divisor de águas para a franquia. Este foi o jogo que enalteceu e cravou o survival horror como um dos subgêneros mais jogados entre os gamers desde então.

Neste primeiro Startando* traremos algumas informações acerca deste clássico que receberá um remake nesta semana, no dia 25.

Então se liga neste perfil e não se esqueça de acompanhar nossas postagens sobre Resident Evil 2 durante toda semana.

Para Raccon City e além!

Lançando originalmente para Playstation (PsOne) em 29 de janeiro de 1998, Resident Evil 2 também possui versões posteriores para o próprio console, além de ports para outras plataformas como:

Sua campanha dava continuidade aos acontecimentos ocorridos no primeiro jogo da franquia (Resident Evil, 1996), que se passava numa mansão nos arredores de Raccoon City.

Os personagens principais são: Leon S. Kennedy, um recruta recém-formado na academia de policia, é designado para atuar em Raccoon City; Claire Redfield, uma estudante, vai á cidade em busca de informações sobre o paradeiro de seu irmão Chris, que está desaparecido. Lá os dois se deparam com o cenário de caos em que a cidade se encontra e acabam se conhecendo em meio a praga zumbi que está assolando o local.

Resident Evil 2 | Startando

Infelizmente (ou felizmente, pra nós), logo no inicio do jogo os dois protagonistas são separados e cada um passa a trilhar o seu próprio caminho no jogo. Esse foi um dos diferenciais de RE2 para seu antecessor (e para qualquer outro jogo na época), o sistema “Zapping”. Nele, podíamos jogar com dois personagens distintos, no mesmo ambiente, mas em cenários diferentes e que ainda conversavam entre si. Isso, além de aumentar o fator replay do jogo, nos dava uma história ainda mais rica para explorar.

Resident Evil 2 | Startando

Resident Evil 1.5

Um fato curioso sobre o desenvolvimento de RE2 é sua mítica versão 1.5. Então você não sabia? É isso ai, houve um Resident Evil 1.5!

Logo após o lançamento do primeiro jogo uma continuação já estava em produção. Nela não teríamos a Claire como personagem principal e Leon era um policial veterano. No lugar da Claire havia a personagem Elza Walker, um competidora de motocross nativa de Raccoon City.  Mas quando chegaram a 60% do game concluído não ficaram satisfeitos com o resultado. Mikami teve divergências com o diretor Kamiya, e classificou o jogo como massante. Muito do que vemos na versão final era totalmente diferente, como a delegacia, que era bem menos suntuosa. Além da Claire, outros personagens também foram modificados na versão final. Abaixo você pode ver um dos vídeos que circulam na internet com a build do game:

RE2 é TOP

RE2 recebeu muitos elogios em seu lançamento para PsOne e posteriormente a sua versão para Nintendo 64 também seria muito bem avaliada. Ela adicionava novas skins, a possibilidade de alterar a coloração do sangue e a havia ainda a adição dos EX Files, que eram arquivos exclusivos trazendo novas informações sobre o jogo e sobre outros games da franquia.

Incluído em muitas listas de melhores jogos, não só do ano que foi lançado, mas também da história dos games, RE2 é considerado pelos fãs da franquia (e por esse que vos escreve) como um dos melhores Resident Evil’s. Confira algumas conquistas de RE2:

Resident Evil 2 | Startando

Por esse motivo seu retorno na forma de remake foi tão aguardado. E pelo o que os fãs puderam ver até agora, o game parece trazer toda a nostalgia e desafios da versão de 98, mas agora com gráficos MUITO superiores e uma jogabilidade muito mais fluida.

O jogo original foi pensando como uma obra cinematográfica e alcançou grandes valores de vendas como os grandes filmes, chegando a vender no final de semana do seu lançamento 380.000 cópias. Alcançou posteriormente a marca de mais de 4 milhões de cópias vendidas, e isso somente no PsOne.

Os personagens principais, Claire e Leon, além de Ada voltariam em outros games da franquia e fariam parte da mitologia de Resident Evil como os preferidos pelos fãs.

Criadores

Algumas pessoas foram essenciais para que RE2 tomasse a forma com a qual foi lançando. Algumas delas são citadas abaixo:

  • Hideki Kamiya: Foi diretor de RE2. Entre outros jogos pelos quais foi diretor responsável são Devil May Cry, Viewtiful Joe, Okami, Bayonetta e o cancelado Scalebound. Ele também é um dos fundadores da PlatinumGames, responsável pela franquia Bayonetta;
  • Shinji Mikami: Criador da franquia Resident Evil, no segundo game atuou como produtor, assim como em outros jogos da Capcom. Sua carreira foi intercalada entre produzir e dirigir games. Entre alguns dos jogos que Mikami trabalhou podemos destacar Goof Troop, a franquia Resident Evil, The Evil Within, Dino Crisis e Onimusha: Warlords;
  • Noboru Sugimura: Foi roteirista de RE2 e um dos grandes responsáveis por dar vida ao jogo. Além da renovada que deu na história, foi ele que deu vida a Claire, antes dele a personagem seria chamada de Elza Walker e não teria ligação alguma com Chris. Além de ser roteirista da série Kamen Rider Black, no mundo dos games também roteirizou os três primeiros jogos da franquia Onimusha;
  • Yoshiki Okamoto: Também conhecido como Kihaji Okamoto, ele foi produtor de RE2 e outros jogos e filmes da franquia. Uma grande colaboração dele para RE2 foi a contratação do roteirista Noboru Sugimura. Ele também é um dos grandes responsáveis por Final Fight e Street Fighter II;
  • Masami Ueda, Shusaku Uchiyama e Syun Nishigaki: Os três trabalharam como compositores da primeira versão de RE2 para PsOne. Ueda também trabalhou nas trilhas de outros jogos da franquia Resident Evil, Devil May Cry, Viewtiful Joe e Bayonetta. Uchiyama trabalhou em composições para Resident Evil 4, RE Remake e Mega Man 8. Já Nishigaki trabalhou em canções para Mega Man 2, Super Street Fighter II e Street Fighter Alpha 2.

https://www.youtube.com/watch?v=aGQd4P6oTnE&list=RDaGQd4P6oTnE&start_radio=1&t=20

Survival Horror

O Survival Horror é um subgênero de jogo muito difundido hoje em dia e muito disso se deve ao sucesso que Residen Evil 2 obteve em seu lançamento. Nos anos que se seguiram outras duas grandes franquias surgiram e ajudaram a alavancar isso ainda mais: Parasite Eve e Sillent Hill.

Parasite Eve foi lançando em março de 1998 pela Squaresoft e continha muito elementos de RPG em sua jogabilidade, mas por seu apelo a uma história mais sombria ele foi cunhado também como um jogo de survival horror.

Silent Hill foi lançado um ano após o RE2 pela Konami, chegando ao mercado em janeiro de 1999. Com uma cadência bem mais lenta do que a franquia RE, Silent Hill adicionou um pouco mais de profundidade ao roteiro, mas com menos ação.

Existem outros grandes jogos que posteriormente alcançaram muito sucesso, como Fatal Frame e The Evil Within (também do criador de RE), e até o recente Outlast, que tem uma abordagem bem diferente de seus predecessores.

Outra citação muito válida do gênero é Alone in the Dark, que foi um dos primeiros games do estilo e é anterior ao primeiro RE, ele foi lançando em 1992 para PC e posteriormente teve mais títulos lançados.

Mas o grande percursor do survival horror e que inspirou Shinji Mikami quando estava criando Resident Evil, foi o jogo Sweet Home.

Lar doce lar

Sweet Home é um jogo para NES, produzido pela própria Capcom em 1989. É considerado por muitos como o primeiro survival horror, embora seu foco fosse os elementos de RPG. Introduziu muitos conceitos interessantes, como morte permanente de personagens e finais diferentes. Você vê referências óbvias dele na franquia Resident Evil, como a mansão utilizada de  cenário, puzzles, além do loading que era feito através da passagem pelas portas.

Sweet Home por sua vez é baseado num filme japonês que foi lançando simultaneamente com o jogo. Acredita-se que o jogo foi feito como forma de divulgação para o filme.

Resident Evil 2 foi um grande sucesso em sua época e com o lançamento do seu remake veremos novamente uma ascensão da franquia. Então vamos torcer juntos para um grande lançamento esta semana!

*Está semana será especial no Nerfando, com publicações somente dedicadas a Resident Evil 2. Então não se esqueça de dar uma passada aqui todos os dias. E vamos juntos com o trem do hype em direção ao lançamento nesta sexta!

Este artigo foi escrito por Eddy Venino, utilizando seu conhecimento da franquia, além de pesquisa para corroborar as informações aqui repassadas. Os sites utilizados foram:

David Bueno

Especialista em games, tecnologia e cultura geek. Com mais de 5 anos de experiência nesse mercado, trabalhei com empresas e projetos de diferentes tamanhos e segmentos, desde pequenos desenvolvedores indie até grandes estúdios de jogos e marcas renomadas. Sou formado em Análise de Sistemas e tenho certificações em diversas tecnologias e softwares relacionados a games e tecnologia.

2 comentários sobre “Resident Evil 2 | Startando

Comentários estão encerrado.