Entrevista – Mad Mimic na Playstation Experience 2017

Entrevista – Mad Mimic na Playstation Experience 2017

Nós do Nerfando estamos aqui, só na alegria, por saber que o Brasil será muito bem representado num dos grandes eventos de games do ano, porque a Mad Mimic na Playstation Experience, é o Brasil conquistando o mundo dos games! É isso mesmo. O estúdio responsável pelo excelente jogo “No Heroes Here“, vai a Anaheim, na Califórnia para apresentar seu game na Playstation Experience 2017. E nós do Nerfando não podíamos perder a oportunidade de entrevistar o pessoal do estúdio. Galera, é a Mad Mimic na Playstation Experience!!!

Luís Gustavo Sampaio, COO da Mad Mimic Interactive, encontrou um tempinho para responder algumas perguntas formuladas por nós antes de partirem para conquistar o coração dos norte-americanos com No Heroes Here.

Mad Mimic na Playstation Experience 2017  

1- Qual a expectativa para participar de um evento tão importante quanto é a Playstation Experience? E, perdoem o trocadilho, qual a experiência esperam tirar do evento? – Mad Mimic na Playstation Experience.

Ao longo do desenvolvimento do No Heroes Here, nós participamos de vários eventos internationais. No entanto, a expectativa da PlayStation Experience é diferente pois é o evento onde a Sony seleciona quem vai estar lá. Para nós, este evento tem um sabor especial, pois até o ultimo minuto nós não sabíamos se seríamos aceitos ou não e ficamos muito honrados por estar nele.

Acreditamos que a PSX será um aprendizado muito importante. Esse vai ser o nosso maior estande até então e esperamos um contingente muito grande de pessoas jogando também. A PSX vai ser fundamental para aprendermos a lidar com eventos deste porte.

2- Vocês esperavam uma recepção tão positiva para seu primeiro game? – Mad Mimic na Playstation Experience.

Para ser bem sincero, não esperávamos. Quando definimos qual seria o jogo, nós sabiamos que iria ser divertido e que o jogo possuía muito potencial. No entanto, ao longo do desenvolvimento, começamos a ter as nossas primeiras conquistas e pudemos ver que o jogo seria muito bem recepcionado. É muito importante para todos nós ver que o jogo está tendo bastante sucesso.

3- No que vocês acham que ousaram nesse game? E o que vocês acham que podiam ter acrescentado mas ficou de fora? – Mad Mimic na Playstation Experience.

A parte mais ousada do nosso jogo foi ter implementado o modo online. Sempre soubemos que fazer um jogo online é tecnicamente mais difícil e demanda muito mais trabalho. No entanto, quando estávamos no começo do desenvolvimento, percebemos que ter o modo online traria um destaque para o No Heroes Here em relação aos outros jogos do mercado.

O que nós tiramos do jogo foi o modo Nightmare. A idéia era ter uma versão mais difícil do jogo depois que os jogadores vencessem a campanha principal. Hoje o No Heroes Here tem a versão Hardcore, cuja dificuldade é baseada no fato dos jogadores não poderem perder, mantendo todo o resto igual à campanha original. A versão Nightmare teria uma identidade visual própria e traria desafios novos dentro das fases já existentes.

4- Jogos multiplayer e cooperativos são maioria hoje em dia. E No Heroes Here é um game que tem a cooperação como elemento fundamental para vitória no jogo. Como o público tem reagido nas partidas? – Mad Mimic na Playstation Experience.

O mais interessante da reação do público têm sido em eventos expositivos. É muito perceptível quando grupo de amigos vão testar o jogo e começam a discutir entre si em como vencer cada fase. É muito comum ver jogadores saírem dos nossos estandes com sorrisos no rosto e comentando de estratégias ou jogadas que fizeram.

Outro aspecto muito interessante tem sido ver famílias jogarem o No Heroes Here. Como o jogo foca na cooperação, sua jogabilidade é muito simples, sendo acessível para pessoas que não são gamers. Isso incentiva bastante os pais a jogarem com seus filhos. E o resultado sempre é muito gratificante, ver as famílias reunidas se divertindo juntas!

5- Quais são as referências de “No Heroes Here”? Quais jogos, filmes ou livros inspiraram/influenciaram vocês na criação do game? – Mad Mimic na Playstation Experience.

O No Heroes Here tem grandes referências: Overcooked, Lovers in a Dangerous Spacetime e Monty Python and the Holy Grail.

As duas primeiras são mais influências mais claras, já que são jogos co-op. O que nos inspirou em ambos os jogos é o fato de criar mais tarefas do que há jogadores, forçando a comunicação e a cooperativadede.

A influência do Monty Python and the Holy Grail é na questão temática e no tipo de humor.

6- Que o Brasil já tem ótimos estúdios, bons profissionais e excelentes games, já é fato. Para vocês qual é o próximo passo para cenário de criação de games aqui em nosso país? – Mad Mimic na Playstation Experience.

Ao meu ver, os estúdios brasileiros passaram da fase de se profissionalizar. Agora é uma questão das empresas se estabilizarem, começando a lançar produtos consistentes e crescer com os erros anteriores. Acho que ainda teremos uma fase longa como uma indústria indie para começarmos a ter jogos de portes maiores, eventualmente chegando a ter uma produção AAA totalmente nacional.

7- O que vocês estão jogando no momento? E qual game vocês estão esperando ansiosos? – Mad Mimic na Playstation Experience.

O jogo do momento da empresa é o The Elder Scrolls Online. Mas a galera tem jogado bastante Tooth and Tail, entre outros jogos indies.

Um dos jogos que mais estamos esperando é o Red Dead Redemption 2!

8- Quais são os planos para o futuro? Haverá mais material para No Heroes Here? Já tem algum novo projeto engatilhado? – Mad Mimic na Playstation Experience.

Nós agora estamos no desenvolvimento das versões para console do No Heroes Here. Nós planejamos lançar o jogo para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One no Q2 de 2018. Até lá o nosso foco será esse.

Estamos decidindo se vamos fazer conteudo novo para o No Heroes Here ou se vamos para um novo titulo.

Sobre novos games; ainda não temos nenhum plano. O que temos são idéias anteriores e conversas sobre novas idéias. Mas nada oficializado como um novo projeto.

 

Sobre o No Heroes Here – Mad Mimic na Playstation Experience 2017

“No Heroes Here é um ‘Castle Defense’ cooperativo e multiplayer para até quatro jogadores. O jogo teve o incentivo da prefeitura de São Paulo e parte do seu desenvolvimento foi financiado pela SPCine. Sua produção durou cerca de um ano e as versões para Windows e Mac OS foram lançados em outubro deste ano, na plataforma digital Steam. Com diversos personagens selecionáveis e fases a serem exploradas, criar estratégias e cooperar com outros jogadores para o desfecho de cada desafio é o ponto alto da diversão em No Heroes Here.

Nos últimos meses, No Heroes Here esteve presente em diversos eventos nacionais e internacionais como a Brasil Game Show, a GamesCom, o DreamHack, a Tóquio Game Show, a Campus Party e a Argentina Game Show, com destaque para a PAX 10, uma seleção oficial de jogos independentes do evento feita por 50 especialistas do mercado de games mundial.”

Sobre a Mad Mimic Interactive – Mad Mimic na Playstation Experience 2017

“Fundada pelos desenvolvedores Luís Fernando Tashiro e Luís Gustavo Sampaio, a Mad Mimic Interactive está situada na capital de São Paulo, Brasil. O estúdio é um braço da Zyx, afamada empresa de desenvolvimento de jogos educativos. Seu primeiro lançamento no mercado de jogos autorais, No Heroes Here, já conta com mais de 10 nomeações e premiações no mercado brasileiro e internacional.”

 

No Heroes Here estará disponível no primeiro semestre de 2018 para consoles e será lançado para Nintendo SwitchPlayStation 4 e Xbox One. Para saber mais e jogar as versões de Windows e Mac OS, acesse: https://goo.gl/rmuem9.​

 

Além de Mad Mimic na Playstation Experience, leia também:

– Guerra de Consoles – Ou “Guerra…A guerra nunca muda.”

– Brasil Game Show 2017 – A melhor BGS de todas!

David Bueno

Especialista em games, tecnologia e cultura geek. Com mais de 5 anos de experiência nesse mercado, trabalhei com empresas e projetos de diferentes tamanhos e segmentos, desde pequenos desenvolvedores indie até grandes estúdios de jogos e marcas renomadas. Sou formado em Análise de Sistemas e tenho certificações em diversas tecnologias e softwares relacionados a games e tecnologia.