A Nova Epic Games | Insert Coin

A Nova Epic Games | Insert Coin

Não, a Epic Games não é nova no mercado.

Não, a Epic Games não era uma pequena empresa que teve uma ascensão meteórica.

Não, ela não é só a dona de Fortnite.

Sim, você (caso jogue há algum tempo) inevitavelmente já jogou, joga ou jogará algo que tem, pelo menos, um dedinho da empresa.

Nem só de Fortnite vive a Epic Games

Tudo bem, segundo números do ano passado, pode até ser que a Epic Games tenha sim vivido de Fortnite em 2018. Mas até então, este game não era a maior conquista da empresa, e sim a Unreal Engine.

Por este motivo digo que você já jogou, joga ou jogará algo com um dedinho da Epic. Este motor gráfico é usado por toda a indústria de jogos, em todas as plataformas e gêneros de games. Mas também é possível vê-lo sendo usado em projetos arquitetônicos, escolares, filmes e animações.

E o melhor de tudo, ele é gratuito!

“Ué, mas como a Epic Game lucra com isso?!”

Então, meu bom amigo, samaritano eles também não são. Caso você comercialize o seu produto feito á partir da Unreal Enagine, se seus lucros ultrapassarem US$3000 então 5% ficam com a Epic Games.  

Mas de Fortnite também vive a Epic Games

A história já é bem conhecida por todo mundo que pegou num controle, mouse e teclado ou smartphone em 2018. Fortnite é um dos maiores sucessos comerciais da história dos games!

Começou como um jogo cooperativo focado em build e sobrevivência e logo ocupou a vaga de PUBG como o Battle Royale número 1 do mundo. Não é exagero dizer que se não fosse por causa de Fortnite, talvez o gênero nem tivesse decolado. Então se você é da turma que odeia Battle Royale, já sabe a quem culpar.

O jogo base de Fortnite estava em acesso antecipado na PSN e não alcançou a proporção que a EPIC almejava. Assim que ela viu uma oportunidade, criou o modo Battle Royale, gratuito e com foco nos itens cosméticos. Acredito que havia estudos sobre o alcance que Fortnite teria com o novo modo, mas acho que nem a Epic contava com esse enorme sucesso.

Lançando em setembro para PC, PS4 e Xbox One, o modo battle royale devorou aquela fatia de jogadores que estão loucos pra jogar PUBG, mas não estavam dispostos a pagar por ele ou não tinham PC – porque até então PUBG só estava nesta plataforma.

Com uma estratégia rápida e massiva, logo Fortnite ultrapassou todos os outros jogos do gênero e até hoje se mantém no topo. Fechando 2018 com um valor de mercado de US$15 bilhões e com um lucro líquido de US$3 bilhões, a EPIC se tornou uma gigante na indústria dos games.

E isso trouxe uma nova perspectiva a empresa, que resolveu mudar a sua abordagem e seu modelo de negócio.

A Nova Epic Games

Anunciado no final do ano passado, na The Game Awards 2018, a loja virtual da EPIC GAMES foi o passo além da empresa. Num mercado onde a Steam sempre dominou, dezenas de outras empresas já atuam há muito tempo também, mas nunca nenhuma ameaçou de fato a soberania da STEAM.

Mas a Epic já chegou com o pé na porta! Ainda com um catálogo pequeno, ela compensa com lançamentos de peso migrando para a plataforma. 

Desde jogos de desenvolvedoras e publisher menores, como o Hades da Supergiant, até jogos AAA como The Division 2 e Metro Exodus, da Ubisoft e 4A Games, respectivamente, são lançados de forma exclusiva na plataforma.

Mas nem é isso o mais atraente para os novos usuários no momento. Tá rolando um agradinho também. E se você não tá ligado, tá perdendo.

A cada duas semanas a Epic está cedendo um jogo gratuito para quem utiliza a plataforma. É isso ai, muleke doido! É só você ir na página do game e adicioná-lo a sua biblioteca no período em que ele estiver free. Pronto, é seu! Sem assinatura, sem fidelidade. A Epic promete fazer isso até o final de 2019.

Já foram ofertados os seguintes jogos:

  • The Jackbox Party Pack;
  • Super Meat Boy;
  • Subnautica;
  • What Remains of Edith Finch.

E para os desenvolvedores ainda tem mais uma vantagem. Se você quer publicar um jogo na plataforma, será cobrado apenas 12% dos ganhos do game pela Epic Games, contra os 30% que é cobrado dos desenvolvedores pela Steam. E aqueles que usam a Unreal Engine para desenvolverem seus jogos não terão os 5% cobrados como citamos acima.

Conclusão

Acredito que o mercado vai mudar muito em 2019 e que a Epic Games tem noção disso. A oferta de serviços relacionados a games tem crescido imensamente (Gamepass, EA Acess, PS NOW). Além do que, a próxima geração de consoles esta cada vez mais próxima.

O passo que a Epic Games deu em direção a uma aproximação ainda maior do público gamer, não dependendo de apenas um jogo, foi um demonstrativo de como será os próximos anos no mercado de games.

Eu estou gostando muito de usar a plataforma da Epic e quis trazer a vocês esta informação porque acredito que quanto mais opções tivermos no mercado, mais benefícios os jogadores e pequenos desenvolvedores terão a sua disposição.

Não tem só Fortnite lá galera, recomendo muito a plataforma, deem uma chance para novidades e gastem suas fichas nisso!

David Bueno

Especialista em games, tecnologia e cultura geek. Com mais de 5 anos de experiência nesse mercado, trabalhei com empresas e projetos de diferentes tamanhos e segmentos, desde pequenos desenvolvedores indie até grandes estúdios de jogos e marcas renomadas. Sou formado em Análise de Sistemas e tenho certificações em diversas tecnologias e softwares relacionados a games e tecnologia.

2 comentários sobre “A Nova Epic Games | Insert Coin

Comentários estão encerrado.